Projeto registra belo ninho de emas em trabalho de campo

imagem de calendario
Ninho com 29 ovos de ema no campo

A equipe do projeto RestaurAPA, de preservação da Área de Proteção Ambiental do Ibirapuitã, no Oeste gaúcho, flagrou durante seus trabalhos um ninho com 29 ovos de ema.

A reprodução da maior espécie de aves do continente inclui uma curiosidade: o macho reúne um harém com diversas fêmeas, faz o ninho e choca, no local, os ovos das fêmeas! Depois, ainda é ele que cuida dos filhotes.

Para um dos coordenadores do RestaurAPA e professor da UniLaSalle Rafael Borges, a existência do ninho indica que a área que é alvo do projeto vem sendo bem preservada, permitindo a reprodução da fauna nativa.

A foto dos 29 ovos, cada um com tamanho aproximado de uma palma de mão, foi feita pelo Engenheiro Agrônomo Leonardo Guimarães, da Emater/RS, parceira do projeto, no final de 2022.

O RestaurAPA tem financiamento internacional e beneficia 20 famílias de pequenos e médios pecuaristas da Área APA do Ibirapuitã. Ao todo, 1,931 mil hectares pertencentes aos produtores sofrem intervenções para que o campo nativo seja restaurado, com foco no combate ao capim-annoni, e a partir de um manejo que também resulte em ganhos para os produtores.

O Projeto RestaurAPA é financiado pelo Fundo Global para o Meio Ambiente (GEF) no âmbito do Projeto Estratégias de Conservação, Restauração e Manejo para a Biodiversidade da Caatinga, Pampa e Pantanal (GEF Terrestre), que é coordenado pelo Ministério do

Meio Ambiente (MMA) e tem o Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) como agência implementadora e o Fundo Brasileiro para a Biodiversidade – FUNBIO como agência executora. A implementação é da UniLaSalle, que tem a UFRGS e a Emater/RS como parceiras.

Compartilhe:
imagem de autor
AUTOR

Restaurapa


web05@restaurapa.com.br