Projeto RestaurAPA inicia plantio de variedades nativas no Pampa

imagem de calendario

Com o objetivo de resgatar a riqueza biológica nativa do bioma Pampa e ao mesmo tempo garantir boa produtividade pecuária, o projeto RestaurAPA inicia nesta sexta (26) o plantio de espécies de gramíneas nativas em duas propriedades rurais na Área de Proteção Ambiental (APA) do Ibirapuitã, na Fronteira Oeste gaúcha. Para isso, os técnicos do projeto realizaram a colheita de sementes de campo nativo do Bioma Pampa,  ocorrentes na região e semearam áreas piloto. 

A ação de semeadura nas primeiras propriedades ocorre simultaneamente a técnicas de manejo que visam eliminar dos campos a gramínea invasora Capim-annoni (Eragrostis plana Nees), espécie exótica e de baixo potencial nutritivo, que ocupa parte dos campos do Bioma Pampa. O Projeto RestaurAPA é financiado pelo Fundo Global para o Meio Ambiente (GEF) no âmbito do Projeto Estratégias de Conservação, Restauração e Manejo para a biodiversidade da Caatinga, Pampa e Pantanal (GEF Terrestre), que é coordenado pelo Ministério do Meio Ambiente (MMA) e tem o Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) como agência implementadora e o Fundo Brasileiro para a Biodiversidade – FUNBIO como agência executora. É gerenciado pela Universidade La Salle (Unilasalle), em parceria com a Emater/RS e a Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). . 

Para a colheita de variedades nativas, os técnicos isolaram por 80 dias uma área de 2,1 hectares em Santana do Livramento (RS). O ponto isolado foi escolhido por ser livre de Capim-annoni e rico em espécies nativas.  Nesse local as gramíneas se desenvolveram até a fase reprodutiva,  gerando sementes. Ao todo, 26 espécies estavam em fase de dispersão e agora devem enriquecer as áreas de campo atendida pelo projeto nas quais há pouca pastagem nativa. A ação, ainda que experimental, é importante para compreender a capacidade de germinação e estabelecimento das espécies nativas em áreas degradadas, explica o pesquisador Rafael Borges, da Unilasalle, que estará acompanhado dos pesquisadores Leonardo Guimarães (Unilasalle), Mariana de Souza Vieira (Unilasalle), Biane de Castro (UFRGS, durante a semeadura. A equipe ainda deve monitorar o desenvolvimento da vegetação pós-semeadura de forma experimental. 

Entre as espécies nativas colhidas de alto poder nutricional, a pesquisadora Mariana de Souza Vieira, da UniLaSalle, elenca as gramíneas: capim-melador-rasteiro (Paspalum pauciciliatum), capim-caninha (Andropogom lateralis), capim-rabo-de-lagarto (Mnesithea selloana) e a leguminosa  pega-pega (Desmodium incanum). “O intuito desta ação foi justamente coletar as espécies ocorrentes em área em bom estado de conservação e transferi-las de uma área para outra sem qualquer tipo de seleção, e assim permitir que as espécies, e as proporções que elas ocorrem, fossem o mais próximo possível da composição original de um campo nativo bem conservado”, explica Mariana. 

Em um levantamento inicial, o Projeto RestaurAPA registrou 329 espécies vegetais nos campos da APA do Ibirapuitã. Todas as propriedades atendidas apresentaram alguma incidência de Capim-Annoni.

Sobre o RestaurAPA

O Projeto Restaurapa é financiado pelo Fundo Global para o Meio Ambiente (GEF) no âmbito do Projeto Estratégias de Conservação, Restauração e Manejo para a biodiversidade da Caatinga, Pampa e Pantanal (GEF Terrestre), que é coordenado pelo Ministério do Meio Ambiente (MMA) e tem o Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) como agência implementadora e o Fundo Brasileiro para a Biodiversidade – FUNBIO como agência executora. É gerenciado pela Universidade La Salle (Unilasalle), em parceria com a Emater/RS e a Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). São beneficiadas 20 famílias de pequenos e médios pecuaristas da Área de Proteção Ambiental (APA) do Ibirapuitã. Ao todo, 1.931 hectares receberão novos manejos agropecuários. Uma das atividades principais é o combate ao Capim-annoni, espécie exótica e invasora, que causa prejuízos para os produtores, além de dificultar a regeneração do campo nativo. Para acompanhar todas as novidades siga o perfil do Instagram oficial: https://www.instagram.com/restaurapa/

Compartilhe:
imagem de autor
AUTOR

Restaurapa


web05@restaurapa.com.br