Vídeo apresenta objetivos do RestaurAPA

imagem de calendario
Curso D'Agua corta pastagens e mato na Área de Proteção Ambiental do Ibirapuitã

Os benefícios do projeto RestaurAPA são apresentados no vídeo “Por que Investir na Conservação do Pampa?”, primeiro audiovisual divulgado pelo programa que visa restaurar os campos da Área de Proteção Ambiental do Rio Ibirapuitã.

Segundo o zootecnista Fábio Schlick, da Emater/RS, o projeto traz benefícios ambientais e para as famílias de pecuaristas da região. “No momento que recuperarmos a área, os produtores vão criar uma consciência de conservação e ter melhor condições de renda para si, suas famílias e futuras gerações” afirma.

Para o produtor beneficiado Leandro do Espírito Santo Soares, a técnica de dividir o campo em piquetes menores traz melhores resultados à atividade pecuária. “Temos melhoramento de campo, com esforço mínimo, e os animais ganhando estado rapidamente. O controle de carrapato e a ‘campereada’ também ficam facilitados”, afirma. Ele acrescenta que em média consegue obter de 1.2kg a 1.4kg de ganho de peso diário por cabeça com o pastoreio rotativo.

Sobre o projeto:

O Projeto RestaurApa é financiado pelo Fundo Global para o Meio Ambiente (GEF) no âmbito do Projeto Estratégias de Conservação, Restauração e Manejo para a biodiversidade da Caatinga, Pampa e Pantanal (GEF Terrestre), que é coordenado pelo Ministério do Meio Ambiente (MMA) e tem o Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) como agência implementadora e o Fundo Brasileiro para a Biodiversidade – FUNBIO como agência executora. É gerenciado pela Universidade La Salle (Unilasalle), em parceria com a Emater/RS e a Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). São beneficiadas 20 famílias de pequenos e médios pecuaristas da Área de Proteção Ambiental (APA) do Ibirapuitã. Ao todo, 1.931 hectares receberão novos manejos agropecuários. Uma das atividades principais é o combate ao Capim-annoni, espécie exótica e invasora, que causa prejuízos para os produtores, além de dificultar a regeneração do campo nativo. Para acompanhar todas as novidades siga o perfil do Instagram oficial: https://www.instagram.com/restaurapa/

Compartilhe:
imagem de autor
AUTOR

Restaurapa


web05@restaurapa.com.br